Páginas

Caderneta de Poupança: Regras




Quem não gosta de poupar? Ter uma conta no banco é o primordial. Atualmente, mas pessoas querem fazer uma poupança, seja para guardar um dinheiro no mês, ou para alcançar um sonho. Existem muitas dúvidas a respeito da poupança e outros meios de guardar dinheiro, ainda mais depois dessa nova regra. 

O que é Poupança?


Uma modalidade de investimento, sendo este o mais tradicional e simples já visto. A poupança é um tipo de investimento seguro, em que podemos investir e multiplicar nossas finanças. A conta é utilizada como depositário, com rendimento líquido que se traduz em calculo da variação da TR + 0,50%. Isso segue a taxa base Selic que é calculado a cada mês. O investimento de baixo risco é uma ótima opção para quem quer poupar e investir de curto prazo. Em 05 de maio de 2012 entrou em vigor novas regras em uma medida provisória número 567/2012.

Nova Regra da Poupança 


O Governo Federal lança uma medida provisória em 03 de maio de 2012, com novas regras para a poupança. Essas regras visam a melhoria e altera algumas negociações na hora do deposito. O que muda na hora de depositar? Os depósitos feitos antes de 03/05/2012 nada muda, com remuneração de 6,17% ao ano, em uma variação  da taxa Referencial que rende 0,50% ao mês. Já os depósitos feitos depois da data de 04/05/2012 receberá reajustes. A taxa Selic que é o Sistema de Liquidação de Custódia, passa a ter outras especificações. A Selic terá o patamar de 8,50% ao ano, com rentabilidade de 0,50%. Mas, temos que entender alguns detalhes. Quando a Selic estiver menos de 8,50% a rentabilidade passa a ser 70% desse valor. O resgate visa proteger o deposito, com uma ordem de retiradas que será feito a partir de 04 de maio de 2012.  As vantagens são muitas como a isenção de IOF que é o Imposto de Renda para Pessoa Física. Esse investimento pode ser programado, podemos investir e aplicar qualquer valor, retirar-lo e depositar dinheiro quando quisermos. A poupança é um dos melhores investimentos para quem tem medo de riscos. Livre de situações tensas você guardar como um fundo. A poupança sempre esteve ligado a vida dos brasileiros para que possamos fazer um fundo ou apenas uma conta acumulativa. Qualquer dúvida acesse o site do Banco Central Brasileiro pelo www.bcb.gov.br.