Páginas

Como administrar meu dinheiro

Como administrar meu dinheiro
Uma preocupação mais que constante em todos os lugares do mundo tem sido o dinheiro, grande impulsor do mercado, gerador de riquezas materiais, principal meio de ascensão social, o dinheiro pode ser sonho ou pesadelo de muitas pessoas; sonho para os que o tem e pesadelo para os que lutam em busca de ter-lo. Aqui daremos algumas dicas simples de como cuidar de seu dinheiro, como planejar-se financeiramente e nunca mais ter que dizer a frase: “Sobrou mês no fim do dinheiro”. Essas dicas não são complexas como as de um administrador financeiro profissional, porém poderão lhe ser uteis.

Primeiramente você deve saber o quanto você ganha. Neste ramo encontramos duas opções bem distintas em relação ao seu salário: você pode ser uma pessoa que ganha um valor fixo por mês ou você pode ser um trabalhador que ganha por comissão ou ainda, no mesmo ramo, ser um empreendedor.

A partir do momento em que você descobre o tanto que você ganha, por cima ao menos, mensalmente, você deve ter em mente que com 10 % desse valor a menos, você sobreviverá do mesmo jeito. Um exemplo: A pessoa ganha, mensalmente, R$ 500,00 e 10 % desse valor correspondem a R$ 50,00. O segundo valor deve ser guardado assim que você receber seu dinheiro, ele ficará guardado até o momento em que será usado por eventualidade ou ainda para projetos de vida. Aprenda que guardar significa garantir-se para o futuro.

Outra coisa a ser feita, o segundo passo, seria que, antes de receber seu dinheiro em mãos você faça uma lista com todas as suas “obrigações” e estas deverão ser priorizadas na hora de pagar as contas. O valor do seu passivo (contas/obrigações) nunca deve ser maior do que as entradas (valor que você ganha). Seja sempre controlado, esse é o lema de uma pessoa que deseja ser financeiramente bem sucedido.

Após pagar todas as contas, faça o balanço das entradas menos o valor das saídas, veja se sobrou dinheiro, veja se todas as contas foram realmente pagas. Não deixe que as contas vençam, não pague juros desnecessários, certo? Prefira comprar tudo à vista, sempre que possível, assim você terá a possibilidade de “chorar” por um descontinho. Siga todos estes passos e não pense que “já que o mês está acabando e o dinheiro está sobrando, vou gastar tudo o que estiver sobrando na conta bancária com roupas e acessórios”. Seja diferente, seja organizado!