Páginas

MEC poderá cortar 370 vagas em oito cursos de medicina

MEC poderá cortar 370 vagas em oito cursos de medicinaO MEC realizou uma supervisão nos cursos de medicina que apresentaram um baixo desempenho no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). No total, 20 cursos foram supervisionados e o MEC (Ministério da Educação), afirma ter verificado o não cumprimento das medidas de saneamento determinadas às instituições que possuem esse tipo de curso. A decisão então, foi cancelar uma graduação e ainda há possibilidade de haver o corte de 370 vagas em oito cursos. As instituições de ensino superior que correm o risco de terem vagas cortadas no curso de medicina são:

Unimar (Universidade de Marília - SP)
100 (nº. de vagas anterior)
50 (nº. de vagas exigidas pelo MEC)

USS Universidade Severino Sombra (RJ)
160
80

Unig (Universidade Iguaçu) – Itaperuna (RJ)
200
60

Fimca (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) (RO)
80
40

Faculdade São Lucas (RO)
100
40

Unifoa (Centro Universitário Volta Redonda) (RJ)
-número de vagas a definir

Faciplac (Faculdade de Medicina do Planalto Central) (DF)
-número de vagas a definir

Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) (SP)
-número de vagas a definir


O curso que deverá ser suspenso é o da Unig (Universidade Iguaçu) no campus de Nova Iguaçu – RJ. Essa decisão foi tomada, pois, as exigências para a melhoria do curso já havia sido exigido, porém após um prazo de dois semestres letivos a reivindicação não foi cumprida. Outra medida tomada pelo MEC e pela Sesu (Secretaria de Ensino Superior) foi que a Unig suspendesse de imediato à entrada de novos estudantes no curso. A Universidade oferecia 200 vagas anuais para o curso de medicina.

Entre os cursos que deverão ter boa parte do número de vagas cortadas, seis apresentaram cumprimento parcial das exigências do governo. São as instituições: Unifoa (Centro Universitário Volta Redonda) (RJ), da Faciplac (Faculdade de Medicina do Planalto Central) (DF), da Unig de Itaperuna (RJ), da Unimar (Universidade de Marília) (SP), da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) (SP) e da USS (Universidade Severino Sombra), em Vassouras (RJ). Dois deles, da Fimca (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) (RO) e da Faculdade São Lucas (RO), terão as vagas reduzidas por apresentarem baixas condições na oferta de estágios.

As instituições receberam um prazo de 15 dias para apresentarem defesa. Só então, o MEC avaliará e decidirá se os cursos serão ou não cancelados.