Páginas

Passos de quadrilha

Passos de quadrilha

As festas juninas são sempre caracterizadas por sua beleza, suas cores e sua alegria. Além de suas tradições e aperitivos, há uma coisa que nunca pode faltar em uma festa junina: a quadrilha. Para que ela seja dançada, existem alguns passos a seguir para que ela não saia uma dança desorganizada. Aqui estão os passos:

- O passeio dos namorados: os pares de braços dados entram para o caminho da roça, desfilando, entrando para o começo da dança.
- o cumprimento dos pares: homens para um lado e mulheres para outras, assim uma vez os homens cumprimentam as mulheres e vice versa.
- cumprimento das damas e dos cavalheiros: as damas vão ao meio e são aplaudidas, balançando a saía e se curvando aos homens, e eles vão ao meio batendo dos pés e as mãos para trás, logo depois tirando o chapéu e se curvando as damas.
- galope: os casais se encontram e galopeiam no meio das pessoas que estão a sua volta.
- caminho da roça: a dama fica a frente de seu cavalheiro, andando em fila indiana e dançando. Enquanto anda, há vários acontecimentos gritados pelo narrador como ‘ olha a chuva’, ‘já passou’, ’ olha a cobra’, ‘já matou’.
- Mari rose: as damas ficam a frente de seus cavalheiros com as mãos pra trás, em cima da cabeça segurando a mão dos cavalheiros. Assim, o cavalheiro passa a frente da dama, ainda segurando sua mão, e invertendo a posição.
- olha a cobra: todos pulam / já passou: param de pular e continuam andando.
- a grande roda: todos ficam de mãos dadas.
- damas ao centro: todas as mulheres vão ao centro da roda e começam a girar de um lado contrário ao lado em que os cavalheiros estão girando.
- enlaçando: uma hora as damas enlaçam os cavalheiros e depois de ter os descoroado, eles as coroam. Logo depois de tudo isso volta à grande roda.
- preparar-se para o caracol: a noiva puxa uma fila que se enrola até o centro e depois se desenrola.
- volta ao passeio dos namorados: os pares voltam a ficar de braços dados e andam em fila.
- o túnel: todos de mãos dadas por cima da cabeça, formando um túnel aonde os noivos passam primeiramente, e assim o resto do pessoal.
- volta ao passeio dos namorados e a despedida: os cavaleiros acenando com o chapéu e as damas com a mão e se possível, balançando o vestido.